Bio

Saway, também conhecido como Daniel Sawaya, estabeleceu reconhecimento como compositor e intérprete no lançamento do álbum Sentido da Luz em 2019, que foi premiado em 2021 como melhor álbum no HMM e recebeu agradecimentos da TV Fato e da revista SP Acontece, alcançando mais de 200 mil streamings no Spotify. Desde aquele EP, seus shows passaram a ter um conceito mais ambicioso na interpretação não só das suas próprias músicas, como de outras que passaram a fazer sentido para seu espetáculo. Em tempos menos recentes, Saway atuou como músico, performou, e produziu em centenas de apresentações. Presente também nos palcos com nomes conhecidos da música brasileira como o CPM22, Paulo Zinner (ex-Rita Lee, Golpe de Estado), Leandro Lehart e Carlos Maltz (ex-Engenheiros do Hawaii), dentre outros projetos e bandas – sempre teve como seu instrumento principal, a guitarra.

Nascido na cidade de Mogi das Cruzes, frequentou conservatório musical aos 13 anos, onde também se formou em violão, guitarra, teoria musical, e começou a fazer apresentações na sua cidade. E aos aos 19 excursionou pela 1ª vez com uma banda de covers em cidades da Grande São Paulo, seguindo com seus estudos musicais em outras cidades no canto, harmonia, instrumentos percussivos, cordas, produção, até cursar a Pós-Graduação em música pela Unicamp.

Saway deixou o emprego na área de computação que tinha em paralelo, e investiu todo seu dinheiro da rescisão pra iniciar uma empresa de música do zero junto ao seu irmão, a Sawaya Estúdios e Produções, mas os anos seguintes não foram fáceis.

Mesmo com o sucesso da empresa e conseguindo expandir os negócios, após 8 anos os irmãos fecharam as portas da empresa, consequência principal de um assalto a mão armada que sofreram levando todo seu equipamento de trabalho e instrumentos. A Empresa ficou conhecida por ser pioneira em todo Alto Tietê no sistema de gravação utilizado para cantores, bandas, TVs, radio, e pelos eventos com sua banda de baile que levara o nome da sua empresa, realizando inúmeras apresentações em empresas, comemorações, festas de casamento.

Durante esse período, dedicou tempo também a uma banda autoral, que chegou a gravar músicas pra um disco e fazer shows importantes, como a apresentação no auditório do jornal Folha de São Paulo. Porém, o trabalho nunca foi lançado na internet já que houve uma separação da banda.

Em 2013 já sem impedimentos formou uma banda de apoio pro início de seu trabalho solo, cantando e tocando em casas noturnas da Grande SP e do Vale do Paraíba, como Irish Pub e Garagem 141. Saway conquistou apoio de empresários e patrocinadores pra divulgar seus shows ano após ano, e conseguiu atrair um grande público nas casas em que tocou.

Após shows de lançamentos do EP e clipe de Sentido da Luz, Saway liderou EM 2020 um movimento de artistas do alto tietê denominado “Made in Mogi”, nome e conceito criado por ele mesmo com o ideal de união e cooperação entre os membros. Esse movimento envolveu dezenas de artistas e músicos importantes da região e atraiu a atenção da mídia, como Rede Globo de televisão, jornais, blogs , chegando portanto a milhões de espectadores da grande SP e conquistando a realização de 3 festivais, sendo um presencial e 2 deles online, criando um movimento pra auxiliar as mulheres com câncer de mama e tendo projeto aprovado pela Lei Federal Audir Blanc.

Na pandemia tentou abreviar o sofrimento das pessoas em geral pelo isolamento social e criou um programa inovador que denominou Canta Pra Mim. Este sistema de festas online ao vivo e homenagens online, atingiu mais de 200 lares e empresas de forma remota no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. Também passou a atuar no online através de suas lives iniciadas em 12 de setembro de 2021 no Tik Tok, que ganharam notoriedade e milhares de fãs do Brasil e do mundo, uma das transmissões chegou a totalizar público de 84.000 espectadores.

Ele também se envolveu em programas solidários e altruísticos com a música como a participação no Momento Musical da Fundação Mokiti Okada durante 9 anos, eventos na Santa Casa de São Paulo em Santa Cecília, eventos no estádio do Canindé, projeto Faça Parte, corais, dentre outros.

Além de extensa carreira como músico, Saway é regente de coral, já regendo corais da Fundação Mokiti Okada e Colégio Ienec, e professor talentoso de música que já formou mais de 1k alunos, liderando a elaboração da metodologia Sawaya pra vários instrumentos hoje utilizada em vários Estados e cidades do Brasil.